Luis Alberto

Luís Diogo Alberto

Nível académico:  Mestre em Educação/ Ensino de História (Universidade Licungo-Beira)

Formação académica: Licenciado em Ensino de História, Doutorando em Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada (UniPiaget)

Função Actual: Coordenador do Curso de Licenciatura Ensino de História

Email: lalberto4@unisced.edu.mz

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-6223-9008 

Biografia

Luís Diogo Alberto é um académico moçambicano, licenciado e mestre em Educação, com especialização no Ensino de História. Ao longo de sua trajetória acadêmica, tem desenvolvido pesquisas relevantes na área de educação e inclusão escolar, com um enfoque particular na educação inclusiva e pedagogia diferenciada. Actualmente, Luís está a realizar o doutoramento em Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada, aprofundando seus estudos sobre práticas pedagógicas que atendem à diversidade dos alunos em contextos educacionais desafiadores.

Em sua carreira académica, ele tem demonstrado um compromisso constante com a pesquisa aplicada e com o desenvolvimento de soluções para a inclusão de todos os alunos, independentemente das suas condições sociais, culturais ou cognitivas. Luís é autor de um capítulo de livro sobre a(s) democracia(s) teorias – modelos – críticas: A descentralização como mecanismo de inclusão social no contexto moçambicano. 

Além de sua trajetória de pesquisa e ensino, Luís Diogo Alberto possui vasta experiência no ensino superior, tendo actuado em diversas instituições de ensino, onde contribuiu para a formação de futuras gerações de educadores e académicos. Ele também tem experiência significativa na educação online, tendo participado activamente em processos de ensino a distância, o que lhe confere uma perspectiva inovadora e adaptável ao contexto atual da educação digital.

Principais publicações

Alberto, L. D. (2024). A descentralização como mecanismo de inclusão social em moçambique: do central ao local. In F. C. Correia, J. P. S. V. Bôas, & I. A. A. Mendes (Eds.), Sobre a(s) Democracia(s) Teorias – Modelos – Críticas (pp. 349-358). Editora Fundação Fênix. https://doi.org/10.36592/9786554601290-16