Transformação de óleos em biodiesel com catalisadores sustentáveis
Referência: Vieira, J. S. C., Moreira, A. F. S., Anjos, R. D., de Lima, A. L., Lachter, E. R., Muchave, G. G., & Mota, C. J. A. (2025). Acid-catalyzed esterification of macauba pulp (Acrocomia aculeata) and brazil nut (Bertholletia excelsa) oils of high acid values over mesoporous silica functionalized with propyl sulfonic acid. ACS Omega. https://doi.org/10.1021/acsomega.5c01099
Apresentação
É com entusiasmo que a Direcção de Pesquisa e Extensão partilha a recomendação para a leitura do artigo “Acid-catalyzed esterification of macauba pulp (Acrocomia aculeata) and brazil nut (Bertholletia excelsa) oils of high acid values over mesoporous silica functionalized with propyl sulfonic acid”, uma investigação que, embora tecnicamente robusta, tem implicações práticas profundas e muito próximas do nosso dia-a-dia.
O Professor Germildo G. Muchave, Director da Faculdade de Ciências de Saúde (UnISCED), e outros autores, apresentam uma solução inovadora para um problema recorrente: o aproveitamento de óleos vegetais de baixo valor económico e elevada acidez, tradicionalmente considerados inadequados para a produção de biodiesel. Ao utilizarem catalisadores heterogéneos baseados em sílica mesoporosa funcionalizada com ácido sulfónico, demonstraram que é possível obter até 96% de rendimento na conversão para ésteres metílicos — um resultado impressionante que alia eficiência, reutilização de catalisadores e sustentabilidade.
Este artigo merece ser lido por investigadores, engenheiros químicos e decisores políticos, ambientalistas, empreendedores e todos os interessados na transição energética justa. A utilização de matérias-primas locais como o óleo de macaúba e a castanha-do-brasil revela um enorme potencial para países tropicais, propondo uma valorização de recursos muitas vezes negligenciados.
Ao ler este trabalho, compreendemos que a inovação pode, sim, estar ao serviço da economia circular, do combate ao desperdício e da mitigação das alterações climáticas. Os autores merecem aplausos pelo rigor científico e pela relevância prática desta investigação. Um exemplo notável de ciência com impacto real.
Imagem de capa por Quadell